Páginas

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A popularidade das Fanfics

            Desde a popularização da internet, é cada vez mais comum encontrar sites dedicados aos fanfics. Embora grande parcela desses sites geralmente abordem um único personagem ou “gênero” (por exemplo: fanfics sobre mangá), há exemplos como o Fanfiction.net (em inglês, mas com espaço para textos em outras línguas, ) o Hyperfan e o site Quadrim (em português), que possuem textos criados a partir de diferentes “fontes”, ou a Biblioteca de Guaruhara, sendo que o último é um dos mais antigos sites de fanfics em atividade, oriundo de um período no qual os fanfics "pipocaram" no país.
            Além de sites dedicados a publicação de fanfics, tornou-se também comum a criação de blogs dedicados a fanfics em interatividade, uma espécie de cruzamento entre Fanfic e RPG. As personagens destes blogs são usualmente personagens originais, que seguem uma história paralela, tomando emprestados algumas situações e personagens descritos na obra original e também acompanhando sua cronologia. Cada autor controla um personagem e os rumos da história são discutidos em fóruns e e-mails. O blog pioneiro deste gênero foi o brasileiro Expresso Hogwarts, dedicado a fics inspiradas pela obra de J. K. Rowling, fundado no dia 13 de junho de 2003. Outros blogs de destaque são os brasileiros Accio Cerebro e o Magic Spell Em Portugal, o primeiro blog a surgir foi o Hidden Prophecy, e no Uruguai, temos Hogwarts, una historia paralela].
             Uma grande leva de blogs de fanfics passadas no universo potteriano surgiu, inspirados por esses pioneiros (Expresso Hogwarts, Accio Cerebro, Magic Spell), e, utilizando a estrutura de criação de histórias e sistema de postagem semelhante a desses precursores, acrescentaram vários outros novos personagens originais, vivendo suas próprias aventuras no mundo criado por Rowling. Alguns contemporâneos de Harry Potter, como o Magic Story e o Hogwarts's Future, outros com histórias passadas na época dos Marotos (Magic Past e Seventies at Hogwarts) e ainda outros na época dos fundadores de Hogwarts(Accio Past).
           Isso sem deixar de citar a Aliança 3 Vassouras, a Floreios e Borrões, os maiores sites de fanfics Potterianas em lingua portuguesa.
           Também vários autores nacionais que publicam suas histórias no Fanfiction.net(em inglês, porém contendo fan fics em outras línguas, inclusive português, e não são poucas essas em nosso idioma)
           Embora os primeiros blogs de fic interativas sejam dedicados a aventuras inspiradas pela série Harry Potter, atualmente se pode encontrar blogs dedicados a fics inspiradas por X-Men (Mutant Generation), Crônicas de Nárnia (Fics de Narnia e Povoado de Nárnia), Senhor dos Anéis (Terra Média), Eragon (Land of Alagaesia), entre outros.
          Grande parte dos fanfics costumam, tecnicamente, infringir as Leis sobre direitos autorais, já que utilizam personagens criados originalmente por terceiros. A não ser no caso de personagens que já tenham caído em domínio público, as estórias que utilizem personagens ainda sob copyright podem ser proibidas por seus criadores originais. Contudo, como geralmente esse tipo de criação literária é realizada por fãs sem intuito de obter lucro, não costuma haver problemas.
           Apesar de muitos acreditarem que a grande explosão de fanfics no Brasil tenha acontecido pelo fenômeno Harry Potter, é errônea tal informação. Pode-se dizer que o Brasil sempre teve suas grandes explosões de textos. Podemos citar várias, como a "Explosão Star Trek", criada pelos Trekkers(fãs de Star Trek)que escreveram uma série enorme de textos. Um dos mais clássicos e cultuados fanfics, que na verdade é um Crossover entre Star Trek/Star War, é o fanfic "Trek War", escrito por Roberto Martim Kiss, um fanfic antigo mas que tem legiões de fãs até hoje) a "Explosão Sailor Moon(que, embora já houvessem grupos escrevendo fics sobre Sailor Moon no Brasil - como os Moonies - foi nesse momento que houve a grande explosão, em que o gênero de fanfics de animes começou a se popularizar) e diversos outros.
            Cada fase tem um carro-chefe, um ponto de apoio, alguma série que influência os fãs a escreverem vários fanfics da série, sendo seguidos de textos de outras obras. Algo parecido aconteceu quando Inu Yasha começou a ser transmitido oficialmente no Brasil, gerando uma série enorme de fanfics - a preferência - seguido de fics de outras séries que também estavam sendo transmitidas, mas não possuiam uma legião tão grande de fãs.