Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Nova categoria de Postagem - Literafics Entrevistas - Dessa vez com Vanessa Bosso

É Pessoal. Primeiramente um boa noite para os meus queridos Leitores do Literafics. Estou muito feliz em anunciar que dei mais um passo com o blog. Nesta semana tem muita coisa para acontecer por aqui. E uma delas é o lançamento de uma nova categoria de postagem que vai abordar as entrevistas do blog. Muito bom não acham. Estive muito preocupado e corrido nessa semana e tive de sacrificar algumas coisas com uma pessoa por causa do tempo que passou. Mas vamos ao que interessa a vocês não é mesmo. 





Fiz uma entrevista com a escritora Vanessa Bosso, autora do livro da Editora Dracaena intitulado Senhor do Amanhã que esta incentivando e muito o blog este mês. (Obrigado Dracaena). Vai lá. 


Olha ela ai!


1 – Essa é uma das perguntas que muita gente gosta de saber. Como e
onde a Vanessa Bosso começou a escrever seus primeiros rascunhos e
quando pegou o gosto de escrever e profissionalizar como escritora?


Sou formada em publicidade e sempre atuei como redatora. Adoro escrever, é algo que faço com prazer. Mas eu nunca pensei que seria capaz de escrever um livro. A vontade era imensa e eu não tinha ideia de como começar. Acredito em destino e também acredito que existe tempo para tudo. Quando eu realmente estava pronta para me dedicar, madura o suficiente, a história surgiu.

2 – Bem, analisei os seus quatro trabalhos já publicados e percebi que
possui temas bem característicos como Et’s e conspirações que muita
gente quebra a cabeça imaginando. Por que decidiu abordar essa
temática em suas obras e que público pretendia atingir?


Eu adoro tudo o que é oculto. Ufologia, conspirações, espiritualismo, esoterismo, misticismo... Sou uma "buscadora", alguém que não aceita respostas prontas. Por isso, uso boa parte do meu tempo em pesquisas, estudos, cursos... sempre na busca por uma verdade maior, pelo real sentido da vida e do pós-vida. Tenho grande conhecimento nas áreas citadas e nada melhor do que escrever algo que a gente conheça. As palavras saem fáceis, a história se desenha com credibilidade. Gosto de trabalhar com o público jovem, aliás, escrevo para eles. Mas, para minha total surpresa, tenho leitores de até 90 anos! Não é tudo de bom?



3 -  Em “Senhor do Amanhã” você mexe com a cabeça do leitor falando
de sociedades secretas, guerras no Iraque, Nova Ordem Mundial entre
outros temas, afinal a estória tem inicio em 2001 e término em 2016.
Qual foi o sinal de epifania para começar a trabalhar a mente e os
dedos para escrever o Livro?


Sempre pesquisei sobre conspirações, sobre a NOM, os chips, a motivação das guerras, o encobrimento de eventos que mudariam o mundo... Quando falo sobre esses assuntos, a maioria das pessoas está totalmente alheia aos fatos. Aceitam fácil demais o que a mídia apresenta como verdade absoluta. Eu queria muito fazer um livro-alerta. Fazer as pessoas pensarem e pesquisarem sobre o que realmente está acontecendo nos bastidores. 

4 – Mudando um pouco de assunto. Certa vez, Jorge Amado disse em uma
entrevista que o escritor brasileiro tem condições, sim, de viver de
suas obras. Mas, pelo tempo em que teve contato com as editoras em
nosso país, como esta, em seu ponto de vista, o cenário literário
brasileiro para os autores que possui.


A realidade de Jorge Amado era outra. Hoje, há uma enxurrada de novos autores, zilhões de editoras, uma infinidade de obras literárias... a competição é grande e ainda existe outro agravante: O preconceito do leitor brasileiro com relação ao autor nacional. Não é fácil ser autor no Brasil, não temos incentivo e na maioria dos casos, temos que pagar para ter a obra publicada. Jorge Amado deve estar muito triste de ver esse cenário.

5 – Vamos falar um pouco sobre o ato de escrever. Clarisse Lispector
pronuncia uma vez que ele tem necessidade de escrever assim como temos
necessidade de beber água (e Eu concordo plenamente). Para você,
Vanessa, o significa escrever?


Escrever me traz paz, alegria, iluminação. Se eu passo um dia sem escrever, sinto que algo está fora do lugar. É um ato compulsivo, concordo, mas tão necessário como dormir, comer, beber água... como disse a diva Clarisse Lispector.

6 – Você teve uma migração de Editoras, primeiro Novo Século e depois
Dracaena. O que significou essa mudança? E por quê?


A Novo Século foi excelente para o alavancar da minha carreira como escritora. Nesse segundo momento, escolhi um outro tipo de editora, uma editora que apóia a literatura nacional e faz acontecer. 

7 – Sobre suas próximas obras. Quais seriam as prováveis conspirações
abordadas, ou pretende trabalhar outro tema?


Estou trabalhando no tema "invasão extraterrestre". Adoro!

8 – Todo escritor possui fatos em sua infância que promovem o gosto
pelo universo literário. E você, como teve seus primeiros contatos com
esse mundo fantástico?


Eu lia os livros de ufologia da minha mãe. Logo comecei a me interessar por outros títulos, outros gêneros e quando vi, eu estava pega!

9 – Você fez publicidade, atua na área? E como é ter a vida de Vanessa
publicitária e Vanessa escritora.


Fiz publicidade e trabalhei na área por mais de 15 anos. Sinceramente? Eu cansei. Hoje pego alguns trabalhos free lancer e para minha total alegria, posso dizer que sou escritora full time. Como eu disse, escrevo diariamente. É um exercício fantástico para a mente e para o meu amadurecimento. É como ir a academia... quando vc deixa de ir, os músculos começam a atrofiar. Quero minha mente tinindo para quando surgir aquela história boa, eu já estar mais do que preparada para encarar!

10 – Para terminar a entrevista, agradeço muito a sua paciência em
permiti-la, mas antes, deixe um recado para os leitores do Literafics.


Agradeço muito o espaço e adorei a entrevista. Para os leitores do Literafics, deixo o seguinte recado: deixem o preconceito de lado e procurem mais informações sobre a literatura nacional. Vocês descobrirão autores fantásticos e obras que não perdem em nada para os estrangeiros. Digo isso por experiência própria. Hoje, minha estante de nacionais, está abarrotada de livros incríveis que guardo como se fossem joias raras. O grande barato de ler a literatura nacional é que depois vc pode entrar em contato com o autor, conhecê-lo melhor, trocar ideias e expor os seus pontos de vista. Garanto que vocês irão se apaixonar!


Grande abraço a todos


Para comprar os Livros acima :
O Imortal:

O Senhor do Amanhã:



0 comentários:

Postar um comentário