Páginas

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Entrevista com Roberta Spindler - Contos de Meigan

Boa tarde meus amigos Leitores do Literafics. Fiquei ansioso a semana toda esperando a resposta de Roberta Spindler para colocar aqui a entrevista que fiz com ela nesses dias que passaram. E como eu gosto disso, já coloquei aqui no blog para vocês darem uma olhada de como foi isso tudo. E ela me disse que poderá me enviar um exemplar do livro para resenha aqui no Literafics.


1- Quem é Roberta Spindler?


Tenho 26 anos e nasci em Belém do Pará. Sou uma nerd confessa, adoro quadrinhos, vídeo games, cinema e RPG. Escrevo desde a adolescência e sou apaixonada por literatura fantástica. Além de Contos de Meigan, publiquei nas antologias Psyvamp e Deuses, da Editora Infinitum, e Tratado Secreto de Magia – Vol. II, da Editora Andross.
Quer conversar comigo? Meu twitter: @robertaspindler


2- Pergunto isso para todos os entrevistados pelo blog. Como e quando começou a gostar de literatura?
Sempre gostei de ler, mas minha paixão por livros começou mesmo quando li pela primeira vez “O Senhor dos Anéis”, aos  catorze anos. A obra de Tolkien me fascinou e percebi naquele momento que os livros podiam ser mágicos. 


3- E quanto ao livro, Contos de Meigan, como surgiram as idéias do livro e quanto tempo precisou para o projeto da obra ficar pronto?
A ideia para escrever Contos de Meigan surgiu quando eu ainda estava no Ensino Médio. Eu e Oriana já escrevíamos fanfictions do seriado Arquivo X juntas (nossa paixão na época), mas decidimos fazer algo de nossa autoria. Começamos meio que brincando, mas depois, com o passar do tempo, fomos tomando gosto pelos personagens e pelo mundo que estávamos criando. 
Trabalhamos no projeto por quase sete anos. Como começamos a escrever muito jovens precisamos desse tempo para que a história fosse aperfeiçoada e Meigan se tornasse um mundo mais complexo e crível.


4- Eu achei interessante o fato de ter visto que o livro foi feito em co-autoria com Oriana Comesanha, teve motivo especial ou foi apenas por que as duas participaram das idéias para a obra?
Como falei anteriormente, eu a Oriana somos amigas desde a época do colégio. Sempre tivemos gosto por escrever e desde a adolescência criávamos em conjunto. Com Contos de Meigan não foi diferente. 


5- Contos de Meigan trabalha com o paralelismo dimensional de nosso planeta Terra, e com isso procurou trabalhar a vida de outros seres que dominam a natureza de uma forma diferente de nós: Os Humanos dominam e exploram já os Magis buscam a interação e atividade conjunta a natureza. Essa idéia busca passar alguma mensagem além de uma ficção? 
Acredito que essa interação harmoniosa dos magis com a natureza pode apontar algo que, ao longo da história, foi perdido pela humanidade. Essa ideia de unicidade, que mostra que o homem é apenas um integrante da natureza, foi de certa forma esquecida, mas hoje algumas pessoas e movimentos tentam recuperar.


6- A personagem principal da estória do livro busca se redimir com seu povo e acaba encontrando problemas em seu caminho. Os cártagos foram banidos do povo original e procuram o conflito com suas raízes, qual será o papel de Maya Muskaf?
Inicialmente, Maya só busca retomar a relação com sua mãe. Ela quer deixar as brigas e desentendimentos para trás, para assim poder descobrir mais sobre si e sobre seu passado. Como pode ver, é uma busca muito pessoal. Entretanto, a invasão dos cártagos acaba por obrigá-la a se envolver em situações que ela não gostaria de lidar naquele momento.


7- Existem muitas tramas que envolvem a manipulação dos poderes da natureza de forma sabia. Você, na sua concepção de mundo, acha que isso tem alguma parte de real que pode servir para nosso mundo?
Acredito que o homem precisa aprender a lidar com a natureza de uma maneira mais consciente. A ficção pode nos ajudar a pensar em modelos de vida que são mais harmoniosos em relação ao meio ambiente, mas cabe a cada um de nós fazer com que a realidade se transforme.


8- Olhando o enredo de sua história me lembrei de um livro que li da Autora Marion Zimmer Bradley – As Brumas de Avalon – que tratava da perda da identidade espiritual da principal personagem que tenta se redimir com seu povo. O que o regresso de Maya ao povo Magis representa de importante na estória?
Ao retornar, Maya não imaginava que encontraria seu mundo em guerra. Então, ela acaba se vendo obrigada a assumir uma posição de liderança que não desejava. Posso dizer que o retorno da garota vai representar para o povo magi um estopim para que eles reflitam sobre questões que há muito se mantiveram ocultadas.


9- Mudando um pouco o ritmo da conversa. Você, com uma vida dupla de publicitária e escritora, encontra na literatura o que? Que tipo de sentimento ou realização?
Eu adoro escrever, por isso encontro na literatura uma maneira de dar vazão a minha criatividade e também de expressar os meus sonhos.


10- Deixe um recado para meus Leitores e sua opinião quanto ao blog, ou algo que seja importante para você quanto leitora e escritora.
Acredito que quanto mais os leitores se interessarem por autores nacionais mais o mercado crescerá. Por isso, a criação de blogs literários sérios e comprometidos como o Literafics é muito importante para o fortalecimento da literatura nacional e também da cultura de leitura no Brasil.


Muito obrigao Roberta por participar do Literafics. Eu e meus Leitores agradecem.
A pedidos de Roberta, segue os links de anúncios e vendas do livro Contos de Meigan:



Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/198922
Fanpage: www.facebook.com/contosdemeigan
Meu blog: www.rspindler.tumblr.com


Livraria Saraiva:http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3699720/contos-de-meigan-a-furia-dos-cartagos/
Editora Dracaena: http://dracaena.com.br/?modulo=Produtos&item=ProdutosView&id=25
Livraria da Travessa: http://www.travessa.com.br/CONTOS_DE_MEIGAN_A_FURIA_DOS_CARTAGOS/artigo/3da9042b-b7cf-4182-a345-7adf7037da0f


1 comentários:

Adorei a entrevista!!! Já tenho o meu exemplar do livro dela. =D

Postar um comentário