Páginas

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Autoras Nacionais em Destaque - Confira entrevista com Janethe Fontes, autora do livro Sentimento Fatal.


A Editora Dracaena realizou entrevista com a autora de Sentimento Fatal. Dê uma espiada pela fechadura nesta entrevista.


"Entrevista com Janethe Fontes, autora do livro Sentimento Fatal.
O que lhe inspirou a escrever Sentimento Fatal?

Não sei lhe dizer exatamente o que me inspirou. O fato é que quase todos os dias somos bombardeados por notícias que envolvem violência contra a mulher, pedofilia e abuso sexual. E não há como não se impressionar com isso... Como não se sensibilizar com esses casos. O pior é que parece que o índice de violência e abuso está crescendo a cada dia, mas não há como afirmar isso com cem por cento de certeza. Afinal, a história nos mostra que esses tipos de violência (abuso sexual de crianças e violência contra a mulher) sempre existiu... Muita gente sofreu calada horrores entre quatro paredes, e apenas agora está tendo coragem de denunciar seus agressores... Estima-se, porém, que o índice de crianças abusadas sexualmente e mulheres agredidas seja ainda maior. Segundo pesquisas, apenas 10% dos casos são registrados na polícia.
Como você vê a relação amor e agressão que é aceita por muitas mulheres que dizem estar apaixonadas?

A paixão é um sentimento muito complicado... irracional, na verdade. Mas quanto à “aceitação” da agressão por muitas mulheres, acho que é muito mais fácil criticar a conduta do que encontrar as respostas. Por isso, é preciso ter muita cautela ao falar desse tipo de assunto. Quem nunca ouviu falar “que um tapinha não dói”?

Pois é, a sociedade é muito controversa, cobra um tipo de conduta, mas prega outra...


Quais os tipos de incentivos que se podem dar as mulheres que perderam a alegria dentro de relacionamentos destruídos pelas agressões?

Nossa, que pergunta complicada! Não sei se vou conseguir responder a contento... Pelas minhas pesquisas e leituras sobre o assunto, geralmente, uma mulher que viveu esse tipo de relacionamento leva anos para recuperar sua autoestima. Elas sentem vergonha ao falar do assunto. A culpa pela inação, em alguns casos, perdura por toda a vida. Talvez, só o “apoio moral” dos amigos e familiares ajude. Mas esse apoio não pode estar acoplado à crítica, o que é muito comum nesse tipo de situação.


Existem maneiras de identificar esse tipo de amor doentio antes que se torne agressivo?

Acredito que sim, mas não é tão simples. Se fosse, já teria tratamento para isso há muito tempo. Há quem pense que “amar é doar-se completamente ao outro”, que o ciúme ajuda a “apimentar” a relação. Para mim, amor não é isso. Mas, quem disse que eu estou certa?


Que tipo de retorno você busca receber com o livro Sentimento Fatal?

Procuro não colocar expectativas demais sobre os meus livros. Espero apenas poder proporcionar ao leitor bons momentos de leitura... e de reflexão também.


Acredita que as leis ainda são brandas e falhas perante crimes de pedofilia, violência sexual e doméstica?

No Brasil, as leis são brandas e falhas não somente para crimes de pedofilia, violência sexual e doméstica. Aqui, a justiça é lerda e burra para tudo o que é tipo de crime!! Veja a quantidade de crimes cometidos por motivos extremamente fúteis! Diariamente, pessoas são agredidas nas ruas, sejam por serem negras, homossexuais ou nordestinas. E onde estão os criminosos? Soltos, claro!

Acredito que para combater a violência, além de leis mais severas, faz-se necessário um trabalho intenso de conscientização junto à sociedade.


Como chegou até a Editora Dracaena?

Não lembro em qual blog literário eu vi um artigo sobre a editora. Então, procurei maiores informações na net, para conhecer a linha editorial da Dracaena, e aí eu enviei minha obra.


Projetos para 2012?

Nossa, são tantos!! (rsrs) E eu estou super entusiasmada com alguns projetos que estou iniciando... Espero apenas dar conta de tudo; afinal, não tem sido fácil administrar a carreira literária com a profissional, mas como tenho uma personalidade "ativa demais", não consigo "aquietar". Estou sempre com a cabeça a mil por hora, voando alto e em alta velocidade. Não posso falar sobre todos esses projetos agora. O bom senso me diz que devo esperar um pouco mais. Então, em breve divulgo as novidades. Aguardem!"

fonte: http://editoradracaenanews.blogspot.com.br/2012/04/autora-nacional-em-destaque.html

0 comentários:

Postar um comentário