Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sites que tornam possível publicação de Obras - E-book'k e impressos


Sites tornam possível a publicação gratuita de livros


Até meados da década de 1990 o escritor escrevia seus poemas, romances, tratados, gramáticas, dentre outros e os engavetavam. A “Internet 2.0” mudou um pouco este cenário, apesar de poucos ainda terem este conhecimento ou como proceder para publicar seus textos. A reportagem do Jornal OG fez um levantamento dos principais sites de autopublicação disponíveis e encontrou quatro sites voltados para a autopublicação e um site de atuação em toda a América Latina e Espanha responsável por intermediar e possibilitar contratos entre editoras e escritores. Em relação aos sites de autopublicação citamos no Brasil a existência do “Agbook” e “Clube de Autores”. Já no exterior encontramos o Bubok em Portugal e o Bubok na Espanha. Dada a grande quantidade de talentos existentes em toda a região do Oeste Goiano resolvemos descrever como ocorrem os processos de publicações nestes sites.
De um modo geral o escritor além de escrever, realiza a diagramação, cria a capa e publica suas obras de forma gratuita e a empresa as comercializa depositando os direitos autorais em conta corrente. De modo mais específico. Para realizar suas próprias publicações o escritor – de qualquer parte do planeta – deve diagramar seu texto no formato de livro, ou seja, em formato A5, convertê-lo num arquivo de extensão PDF e carregá-lo no referido site definindo título, capa, orelhas, sinopse, preço, conta para pagamento de diretos autorais, dentre outros. Nestes casos os livros são impressos sob demanda. Por exemplo, se alguém se interessar; realiza o pedido do livro. Efetua o pagamento e os direitos são pagos ao escritor. No entanto, o que se observa nestes casos frente às editoras tradicionais é uma elevada margem de lucro ou de custos por parte da empresa que acaba reduzindo os diretos do autor ou elevando os preços dos livros.
Alternativamente encontramos um site que realiza a intermediação entre editoras e escritores. A atuação deste se estende a toda América Latina e Espanha e beneficiam tanto escritores e editoras destes países. Trata-se do site denominado “Mesa do Editor”. Diferente dos outros, não se trata de site de autopublicação, mas de um site onde o escritor disponibiliza suas obras para serem apreciadas pelas editoras. E caso a editora se interesse pela obra; o referido escritor é notificado a procurá-la e mediante contrato realizar a cessão para exploração dos direitos de publicação, divulgação e comercialização. Em todos os casos o escritor deve realizar junto ao site um cadastramento e mediante login disponibilizar suas obras. Os processos para autopublicação são fáceis e auto-explicativos e toda pessoa que possua o mínimo conhecimento em redes sociais pode realizá-lo.
Uma vez que nenhum dos sites presta o serviço de registro da obra junto a Biblioteca Nacional (BN) ou emissão de ISBN, espécie de CPF da obra publicada; alertamos que o escritor só deverá disponibilizar a obra mediante registro junto à BN sob penas de ter seus direitos autorais desrespeitados. (João Batista da Silva Oliveira)


Este artigo foi retirado do Jornal Oeste Goiano.

0 comentários:

Postar um comentário