Páginas

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Entrevista com o autor Ledi de “Portais”



Olá galerinha fascinada por livros. Fiz uma super entrevista com o escritor do livro “Portais” da Editora Dracaena. Foi muito legal, o escritor narra sua vida acadêmica e como veio à ideia de escrever o livro. Conta também as dificuldades que enfrentou quando tentou publicar de forma independente  o seu livro e também dos novos trabalhos que estão por vim. 


Para comprar o Livro: www.dracaena.com.br

Leiam a entrevista:

1 - Ledi, você tem uma carreira muito promissora na área da informática, o que o levou a escrever um livro?

Acredito que buscar novos objetivos na vida é fundamental para o sucesso profissional e pessoal. Escrever tornou-se um habito, quando comecei a redigir o livro Portais, já publicava diversos posts em meu blog (www.ledi.com.br) sobre gestão estratégica de negócios, pois estava no final do meu MBA e tinha muitos assuntos interessantes para abordar. 
E como muita gente diz, quanto mais você escreve e lê, melhor e cada vez mais você vai ler e escrever. Por isso, decidi que queria escrever alguma coisa diferente do que estava acostumado e, em um belo dia, fui a uma livraria em um shopping de BH, onde vi no cartaz de um livro que já havia lido a informação de que ele já vendera 44 milhões de cópias pelo mundo... Assim, achei que podia fazer uma história melhor, não apenas para competir, mas sim para impor um desafio a mim mesmo. Resumindo, depois deste dia, comecei a pensar em uma história e não parei mais.
Portanto, acredito que descobri a escrita depois de impor a mim mesmo um novo desafio e ter a coragem de seguir em frente. Sempre imaginei minhas histórias, lendo livros, assistindo a filmes ou simplesmente “viajando”. Mas, colocar uma delas no papel foi fantástico
2 – Você fala que temos de estar preparados para todas as adversidades e acontecimentos, por acaso você já deparou com uma mudança muito drástica em sua vida que teve de aceitar e enfrenta-la? Qual?

Entendo que em nossas vidas sempre existem mudanças, pois vivemos uma mudança constante, desde a parte biológica, passando pela emocional e por várias vezes na profissional.
Nunca tive uma mudança drástica em minha que marcasse de forma importante, mas sempre busca mudar para melhor, e algumas vezes as tentativas não são tão bem sucedidas, por precisamos nos preparar para o que der e vier.
Porque mudar, é mudar, mudar e mudar de novo, afinal o que nos trouxe até aqui não nos levará de volta ou a outros lugares.

3 – Por que os “portais” são a chave da trama narrada em seu livro?

Os Portais são mais do que passagens dimensionais e sim um simbolismo com a busca por conhecimento, auto descobrimento. Promover a busca das chaves dos Portais é unir forças entre amigos e provar que o amor é forte, mesmo nos momentos mais difíceis 

4 – Você escreveu “Portais” aos 36 anos, você decidiu que iria publica-lo de forma independente, qual foi o maior obstáculo?

A decisão de fazer uma publicação independente, ocorreu por dois motivos: Primeiro, é muito difícil conseguir uma editora profissional que queira investir no trabalho de um novo autor. Entendo que editoras são empresas e por isso investir dinheiro sem mínimas garantias é uma decisão arriscada. Neste sentindo tomei a decisão de não procurar um editora. 
Segundo, e o ponto mais importante da decisão, foi que como era meu primeiro livro, precisava conhecer as fases de publicação, pois quando for publicar por uma editora é importante conseguir dialogar com os editores os detalhes do livro.
Em relação a dificuldade, sem duvidas posso apontar que a distribuição do livro é a parte mais complicada para um autor iniciante.

5 – Pelo que sei de sua obra, ela retrata todos os lugares em que você pode conhecer pessoalmente. Em sua opinião, é mais fácil aproveitar um ambiente pré-existente, como no caso dos países que visitou, ou criar um mundo completamente original?

Acredito que não seja uma questão de ser mais fácil ou difícil, acho que depende da proposta do livro, por exemplo em Portais, foi importante colocar um cenário existente, pois aborda muitos temas culturais, como a Charlie Bridge em Praga, o chafariz da Igreja do Pillar em Ouro Preto e vários outros locais. Além de citar personagens importantes da cultura mundial, o conjunto destes fatores levaram a conceber a história em lugares conhecidos.
Não vejo problema em criar um mundo novo, muito pelo contrário, acho sensacional, nos próximos trabalhos talvez possa pensar em algum cenário imaginário!

6 – Você escreve sobre uma turma de universitários que descobrem os Portais. Por que escolher um grupo de universitários e não um grupo de pessoas distintas. 

No contexto da história o grupo de universitário já eram amigos desde a infância, o fato deles estarem na universidade foi apenas o momento onde tudo começou. Por isso considero que eles sejam pessoas distintas.

7 – Você é uma pessoa esforçada em que faz, e o livro é o primeiro de uma trilogia, por acaso já existe a previsão de um próximo lançamento? 

Sim, estou escrevendo bastante, o segundo livro da trilogia deve sair no final do ano, mas em outubro estarei lançando pela editora Dracaena um novo livro, chamado Recomeço, trata-se de romance muito interessante.

8 – O próximo livro da série virá com a mesma temática ou vai trazer algumas novidades?

Já estou na metade do segundo livro, posso garantir que teremos muitas novidades e surpresas pela frente. Diversas lacunas que foram deixadas propositalmente no primeiro livro, serão respondidas  no segundo, mas claro temos que deixar algumas coisas para o último livro.

9 – Quem foi a sua inspiração que alicerçou o sonho de escrever?

Esta é uma pergunta difícil, pois acho que desde criança sempre gostei de fazer alguma coisa que deixasse as pessoas felizes, e descobri que quando alguém lê meus livros e gostam, sinto-me como se estivesse cumprindo meu dever.
Não sei dizer ao certo de onde vem a inspiração, consigo ser uma pessoa bem focada, e procuro inovar para escrever. Gosto muito de viajar e conhecer outros lugares, e como tive a oportunidade de estudar em Ouro Preto e visitar todos os países descritos no livro, acredito que foi daí que começou a nascer a história.
Para escrever, muitas vezes “emprestamos” nossas experiências para os personagens, e desta forma ajuda a compor a história. Acredito que inspiração é como motivação, você mesmo precisa encontrar uma maneira de se motivar todos os dias, a mesma coisa com a inspiração, cada um precisa encontrar uma maneira de se inspirar, e digo isto para qualquer ramo de atividade.

10 – Muito obrigado pela entrevista, gostei muito de ter mais uma oportunidade de entrevista autores nacionais. Espero que tenha gostado, deixe um recado aos leitores, e se quiser acrescente mais alguma coisa que ainda não foi falada. 

Eu que agradeço a oportunidade, e estou sempre a disposição.
O recado é simples, para os leitores que já leram Portais, espero que tenham gostado e fiquem a vontade para enviar suas criticas (positivas e negativas), os autores adoram receber informações sobre seus livros.
Para os leitores que ainda não leram, leiam, tenho certeza que Irão gostar.

Grande abraço e Descubram os Portais

2 comentários:

Que legal saber que teremos continuação!

Poxa, deve ter sido difícil tentar a publicação de forma independente! Mas no final ele conseguiu a Editora Dracaena.

Postar um comentário