Páginas

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Entrevista com a escritora brasileira Cacá Adriane, autora de "O Último Beijo"

Bom dia meus amigos. Eu já tinha essa entrevista faz um tempinho, mas segurei para publicar na segunda feira para apreciarem mais essa excelente entrevista que fiz com a autora Cacá Adriane que publicou no mês passado seu livro pela Editora Dracaena, parceira do Literáfics a quase um ano. Bem galera, logo abaixo esta a entrevista, espero que gostem.

Entrevista com Cacá Adriane, autora de "O Último Beijo".


1 – Escrever para muitos é uma dádiva. Conte a meus leitores seus contatos com a literatura durante sua vida. (Pergunta inaugural)
R: 
    Quando criança eu lia muito, o primeiro livro que me lembro de ter lido (porque devo ter lido outros antes) foi “Com Lagartixa Não Tem Conversa” de Orlando de Miranda, alias eu consegui o readquirir faz pouco tempo, mandei o livro vir de Manaus, mas queria te-lo para mostrar aos meus filhos. Minha mãe é professora, formada em letras (português – inglês), sempre incentivou a leitura em casa, ela mesma tem leitura dinâmica (infelizmente não puxei isso dela, leio rápido, mas nem chega aos pés dela), quando voltava do trabalho sempre me trazia livros novos e eu amava os da coleção Vagalume, li mais de 40 títulos dessa coleção.
    Ainda na infância escrevi muitas poesias, completei cadernos inteiros, hoje em dia não consigo mais elabora-las, mas levo comigo o carinho pela grande Helena Colody que continua sendo minha poetisa preferida.
   Com dez anos meus filmes favoritos eram do William Shakespeare, acho que não fui uma criança muito convencional, amo W.S até hoje.
    Na pré-adolescência larguei os livros por completo, não lia e não escrevia mais poesias, só voltei a ler quando estava com 20 anos. Foi um momento bem complicado pessoalmente e voltei a ler, em boa parte porque queria fugir da realidade. A minha volta a literatura foi com Agatha Christie (My Queen), devorei os livros dela, um atrás do outro, faço coleção de livros dela, inclusive vários são de sebos. Depois disso passei a ler um livro por dia, fiquei muito viciada.
    Li a saga Crepúsculo e insatisfeita com o final comecei a escrever uma fanfic (Storm), mas não gostei de trabalhar com personagens que não eram meus, então comecei meus próprios livros.
    Acho que resumi bem rsrs.

2 – O último Beijo é o seu primeiro livro, como se sente e se sentiu após a publicação?
R:
    Está aí uma coisa difícil de definir. Foi uma mistura muito grande de felicidade, euforia, animação, medo, incertezas, receio, gratidão, recompensa, orgulho. Chorei muito, ri muito e me desesperei muito também.
    Foi a realização de um sonho, mas só uma etapa dele. Quero publicar muitos outros livros ainda e como todo escritor queria poder viver apenas disso. 
    Foi um processo difícil, que exigiu muito investimento financeiro, tempo livre, tempo longe de família, amigos e namorado. Desistir foi uma coisa que às vezes cogitei, mas aí pensava: “Ok, vou desistir de publicar o livro, nunca mais vou escrever!” dois segundos depois já tinha aquela convicção que desistir não era uma opção.
    Cada dia que passa me sinto mais realizada com a publicação do OUB, cada leitor novo, cada comentário, alimentam minha alma de alegria.

3 – Muitos outros textos de outros escritores abordam uma temática muito parecida. Qual foi a sua maior influência para escrever O último Beijo?
R:
    Realmente, o mercado está cheio de romance sobrenatural, mas como é o estilo de livro que gosto de ler, praticamente só leio esse gênero, então só consigo imaginar historias sobrenaturais rsrs.
    Todos os livros que já li me servem de influencia de o que fazer e o que não fazer, de ideias, de personagens. Quando comecei a escrever OUB estava lendo Sussurro da saga Hush Hush, mas não sei dizer até que ponto isso me influenciou.
    Não sei dizer de onde tirei a ideia do livro, estava escrevendo outro livro na época (Dama D’Água), tive um sonho com o personagem Gabe, mas nada envolvendo a temática da serie, somente ele mesmo.
   Uma semana depois no meio do trabalho, comecei a escrever OUB e as ideias foram surgindo, não posso dar mais detalhes se não vou entregar o “ouro” rsrs.

4 – Fale mais dos constantes pesadelos vividos por Jasmim.
R:
    Sou uma pessoa muito ligada a sonhos, acredito muito neles e quis passar isso pra o meu livro... Para saber mais tem que ler o livro (risada de bruxa on).

5 – Gabe é um rapaz qualquer? Que tipos de segredos ele trás consigo?
R: 
    Gabe sob nenhum aspecto é um rapaz qualquer, o acho simplesmente perfeito, com as complicações perfeitas (apesar de que sou suspeita), ele tem muitos segredos, talvez nem ele mesmo saiba de todos, mas não posso revelar nenhum, isso estragaria a leitura.

6 – Como foi escrever o seu livro. Quanto tempo demorou a finalizá-lo?
R:
    Escrever o meu livro foi uma das coisas mais maravilhosa que já fiz na vida, demorei cerca de 10 meses para finaliza-lo, mas a maioria foi feito em 6 meses que fiquei sem trabalhar. Escreve-lo me deu muito prazer, foi muito divertido, eu o postava na internet e tinha cerca de 200 leitoras, era muito gratificante e elas me ajudaram muito.

7 – Que dificuldades enfrentou durante o processo para a publicação?
R:
    Se tivesse que escolher um aspecto como o mais difícil, diria o financeiro. Essa parte pesa e muito no orçamento. Cada etapa era um gasto a mais, tudo que se pensar em fazer envolve mais dinheiro. Um conselho para quem ainda não publicou: Faça uma poupança bem gorda rsrs.
    Falta de tempo também pesou bastante, muitas vezes tive que revisar o livro, tinha prazo a cumprir e não tinha tempo para isso, mas nada que não desse para dar um jeitinho.

8 – Pelo que foi passado, o livro O Último Beijo é o primeiro de uma série que esta sendo elaborada por você. Quantos trabalhos pretende publicar? E como esta o processo para escrever o próximo?
R:
    OUB é o primeiro livro da serie The Last, planejo mais três ou quatro livros para essa serie, sendo que esse ultimo seria sobre a vida do Gabe.
    O próximo livro já está pela metade, confesso que no atual momento parei de escreve-lo, mas só por enquanto. Quis acompanhar o lançamento do primeiro livro integralmente, e estou me dedicando muito as vendas agora, mas em poucas semanas retomo a escrita da continuação, que promete muitas revelações.

9 – Ana Paula, é uma personagem que se envolve intimamente com Jasmim. Essa amizade será eterna ou passageira. Qual a importância da personagem para a estória?
R:
    Inspirei essa personagem na minha melhor amiga de mesmo nome, nossa amizade já tem onze anos e vivemos muitas das aventuras relatadas no livro, espero que a amizade delas seja tão duradoura quanto a minha e da minha Ana. Posso afirmar que não criei nenhum personagem no OUB que não tenha alguma importância, mesmo que mínima.
    Acredito que a Ana Paula é o lado despreocupado e aventureiro da Jasmim, absolutamente a Ana é muito importante para a personagem principal.

10 – Muito obrigado pela entrevista, como sempre, agradeço em nome dos leitores do blog. Se achar que é necessário escrever mais alguma coisa, fica aberto o espaço e, para finalizar, deixe um recado aos meus leitores.

Eu que agradeço pela oportunidade, foi uma honra, amei as perguntas.
Espero que muitas pessoas se interessem em ler O Último Beijo, e que apreciem a leitura.

Se você pensa em publicar um livro: “Não desista. O processo é demorado, envolve investimentos financeiros, é trabalhoso, exige muito do seu tempo livre, mas vale muito à pena. Se esse é o seu sonho, não desista. Estude muito e leia mais ainda, esse é o caminho.”

0 comentários:

Postar um comentário